Carregar Eventos

« All Eventos

  • Este evento já decorreu.

Orientação de Precisão e Orientação em Família

1 de Dezembro de 2012 @ 8:00

O ORI TROFÉU URBANO PORTO DE MÓS é uma prova de Orientação Pedestre, organizada pelo Clube de Orientação do Centro e pela Federação Portuguesa de Orientação, com o apoio da Camara Municipal de Porto de Mós, IPL – Instituto Politécnico de Leiria e será constituída por diversas actividades de Orientação Pedestre e Trail O – Orientação de precisão, a realizar na Vila de Porto de Mós no dia 1 de Dezembro.
Contributo para a inclusão: Orientação em Família – aberta a todos quantos desejem tomar conhecimento com a modalidade, desde os mais novos aos menos novos, constituída por 3 a 5 percursos de crescente evolução técnica e de carácter não competitivo; Trail O – Orientação de Precisão – Orientação de precisão aberta a todos os que desejem conhecer esta disciplina da Orientação sem caracter competitivo, onde é possível a participação a pessoas com deficiência motora; é uma atividade que integra os desafios intelectuais da Orientação Pedestre e minimiza a componente física, o que faz dela um desporto para todos dando lugar a uma diversidade de atletas numa disciplina desportiva. O Instituto Politécnico de Leiria associou-se ao evento no sentido de integrar esta ação no conjunto de atividades do IPL (+) Inclusivo. O Trail O pelas suas características ajuda na missão deste projeto que tem como objetivos sensibilizar a todos para um maior conhecimento dos fatores que inibem e promovem a inclusão, neste caso num contexto desportivo em ambientes ao ar livre em contato com a natureza.A orientação de Precisão é uma disciplina que visa a capacidade de interpretação dum mapa e da sua relação com o terreno. Cada atleta visita, numa dada sequência, os pontos de controlo dispostos no terreno usando o mapa que lhes é fornecido e decide quais as balizas correspondentes àqueles dispostos no centro dum círculo desenhado no mapa de prova. A decisão é registada num cartão de controlo. O meio de deslocação pode ser a pé, em cadeira de rodas, manual ou elétrica ou de outra forma, dentro dos tipos de apoio reconhecidos à mobilidade. Os participantes só podem circular nos caminhos e demais vias de circulação identificadas no mapa.

Calendarização: 08h00 – Abertura do Secretariado no Centro do Evento (Área das Piscinas em Porto de Mós) 09h00 – Inicio dos percursos de Orientação em Família 09h00 – Inicio da Prova de Trail O – Orientação de precisão 10h30 – Encerramento das provas de Trail O e Orientação em Família

Detalhes

Data:
1 de Dezembro de 2012
Hora:
8:00

Local

Porto de Mós