Apoio a estudantes com NEE

Pessoa responsável

SAPE

Tipo de projeto

Apoio psicológico a estudantes com NEE

O SAPE disponibiliza apoio psicológico e psicopedagógico, orientação vocacional e acompanhamento pessoal a todos os estudantes do IPL. Desenvolve atividades de avaliação e intervenção junto de estudantes com NEE, com o objetivo de contribuir para uma minimização do seu impacto no rendimento académico e auto-conceito destes alunos, procurando ajudá-los a (re)organizarem estratégias e recursos de suporte para lidarem eficazmente com os desafios e exigências do Ensino Superior, numa perspetiva de bem-estar em geral.
Paralelamente, desenvolvemos um trabalho de articulação com docentes, coordenações de curso e Direções de Escolas, e ainda com diversos serviços de acordo com as especificidades de cada caso.

Contributo para a inclusão

São cada vez mais os Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) a frequentar o ensino superior. Numa perspetiva de maximização das sinergias possíveis entre os diversos serviços e recursos do IPL,têm sido desenvolvidos trabalhos de articulação, com o objetivo de promover o apoio, acompanhamento e inclusão dos estudantes com NEE.

Enquadramento

SAPE - Serviço de Apoio ao Estudante