Semana da inclusão ESTM

Data

27 de maio a 1 de junho

Sinopse

PROGRAMA

27 MAIO a 1 JUNHO
Raide “Click”- registo fotográfico
Info: http://maisinclusivo.ipleiria.pt/project/concurso-fotografia-click/

27 MAIO A 1 JUNHO
Raide “Zoom”- registo vídeo
Info: http://maisinclusivo.ipleiria.pt/project/concurso-de-video-zoom/

27 de MAIO-11h-17h (Auditório)
Violência Sexual e nos Idosos: questões &soluções
APAV-Coimbra
Josélia Neves IPL (+) Inclusivo
Célia Sousa CRID
Graça Seco SAPE

28 MAIO – 11:30-16h30 (Anfiteatro)
Palestra “+ cidadão”
Jorge Varela, ESECS e iACT
Apresentações dos projetos (+) inclusivos dos alunos da ESTM

29 de MAIO
Exposição Multicultural e Danças do Mundo (salas D1/D3 – antiga cantina): das 10.30h às 19.00h
Worshop braille : 15h-16h30. Inscrições: estminclusiva@gmail.com
Língua Gestual Portuguesa: 10.30h às 11.30h e das 14.30h às 15.30h-sala 30
Inscrições: estminclusiva@gmail.com
Despertar dos Sentidos: das 11.00h às 17.30h – Sala 33. Inscrições: estminclusiva@gmail.com
Golf Urbano: 11.00- 17.00h
Desfile IPL + Inclusivo: das 19.30h até as 20.00h

31 de Maio
“NO MEU TEMPO NÃO SE FAZIA NADA DISTO” (10h30 )
Conversa com jovens investigadores
Visita guiada a laboratórios (Biotecnologia, Aquacultura)

1 de JUNHO
Praia para todos: das 9.30h até as 14.00h. Inscrições: estminclusiva@gmail.com
Jogos tradicionais, Vólei e Surf experience
Praia do baleal

 

SÍNTESE DAS ATIVIDADES:

Raide “CLICK” / Concurso “CLICK pela INCLUSÃO”
Destinatários: Toda a comunidade académica
Hora/Duração: Toda a semana / duração do concurso
Local: Qualquer espaço onde decorram ações no âmbito do IPL(+)INCLUSIVO

Captação de imagens dos rostos e ações a decorrer na Semana da Inclusão para apresentação ao concurso “Click pela inclusão”.
O Concurso “CLICK pela inclusão” é promovido no âmbito do Projeto IPL(+)INCLUSIVO e increve-se essencialmente nas ações dinamizadas pela comunidade académica do IPL e parceiros pela inclusão. Este concurso visa potenciar o desenvolvimento de trabalhos fotográficos criativos, premiando os que se destacam pela sua capacidade de expressão e divulgação no domínio da inclusão. Toda a informação sobre o Concurso “CLICK pela INCLUSÃO” em http://www.facebook.com/maisinclusivo.ipleiria.

Raide “ZOOM” / Concurso “ZOOM pela INCLUSÃO”
Destinatários: Toda a comunidade académica
Hora/Duração: Toda a semana / duração do concurso
Local: Qualquer espaço onde decorram ações no âmbito do IPL(+)INCLUSIVO

Captação de imagens em movimento das ações a decorrer na Semana da Inclusão para apresentação ao concurso “Zoom pela inclusão”.

O Concurso “ZOOM pela inclusão” é promovido no âmbito do Projeto IPL(+)INCLUSIVO e increve-se essencialmente nas ações dinamizadas pela comunidade académica do IPL e parceiros pela inclusão. Este concurso visa potenciar o desenvolvimento de trabalhos audiovisuais inovadores, premiando os que se destacam pela sua capacidade de expressão e divulgação no domínio da inclusão. Toda a informação sobre o Concurso “CLICK pela INCLUSÃO” em http://www.facebook.com/maisinclusivo.ipleiria.

PALESTRA “(+) CIDADÃO”
Jorge Varela – Jurista / Docente IPleiria / Investigador iACT
Destinatários: estudantes
Hora/Duração: Dia 28 maio 2013 / 11.30 – 13.00h
Local: anfiteatro

Síntese: Num mundo em constante mudança a complexidade é um valor que deve ser assumido por todos. Afastada que está a aparente segurança duma sociedade maniqueísta em que o certo e o errado eram óbvios para todas as pessoas, importa perceber que a regra, agora, passa pela própria complexidade. Este novo mundo lança também novos desafios a cada um de nós. Não havendo um modelo único de sociedade que possa ser implementado pelos nossos representantes, aumenta a nossa responsabilidade de passarmos a fazer parte da solução dos problemas, também eles novos, com que nos passamos a confrontar.
Neste movimento de maior participação de cada cidadão na definição daquilo que é de todos, podemos surpreender a evolução do próprio conceito de democracia. Após a conquista da democracia representativa, é a nossa própria Constituição da República Portuguesa a defender a democracia participativa. Ser cidadão de corpo inteiro significa, hoje, almejar já a democracia cognitiva, na qual aos cidadãos já é pedido que se comprometam com os resultados finais das decisões políticas, no verdadeiro e nobre sentido do termo, que se tomam.
Neste novo ideal de cidadania, aos direitos e deveres individuais, mais consentâneos com uma sociedade que decide a priori qual o papel de cada um e que está mais preocupada em fiscalizar se todos cumprem os seus deveres, sucedem-se os direitos gerais e as responsabilidades individuais, segundo os quais o que importa é que os direitos de todos sejam exercidos, tendo cada um de nós a responsabilidade de assegurar isso mesmo.

Projetos (+) inclusivos na ESTM
Destinatários: comunidade académica
Hora/Duração: Dia 28 maio 2013 / 14h30-16h30
Local: Anfiteatro

Francisco Figueiroa e Ricardo Pedro – EnoTurismo :
Criação de experiências enoturísticas em Quintas na Região Oeste.

Constantino Machado e Filipe Lopes – Mise-en-place para invisuais: Talheres e copos para Empreendimentos Turísticos e Empresas de Restauração e Bebidas

Access4Blind – Bárbara Santos, Michael Pereira e Rute Gomes, GTH, 3.º ano

Síntese: O projecto consiste na criação de uma empresa de consultoria e aconselhamento para as unidades hoteleiras que fornece as informações e os materiais necessários para tornar a unidade hoteleira acessível a turistas com deficiências visuais. A ideia base consiste na comercialização de um dispositivo áudio, a facultar aos hóspedes no momento do check-in e que permitirá autonomia e fácil acesso a todas as informações e serviços do hotel, localização das variadas secções e saídas de emergência, bem como, ao layout dos quartos. Este equipamento permitirá ainda um serviço de apoio permanente dado que estará ligado à recepção do hotel 24 horas sobre 24 horas.

Creative – Centro de Eco Artes – Sílvia Barros, GTH, 3.º ano

Síntese: O projeto tem como objetivo principal envolver a sociedade em torno das temáticas do turismo, da natureza, do ambiente, da cultura, dos eco-eventos, das eco-artes, da educação ambiental e das atividades criativas. Assim, através de uma abordagem lúdico-educacional, pretende-se desenvolver um centro de eco-artes, onde se conjuguem atividades criativas de forma a mobilizar a sociedade, para o facto dos recursos naturais não serem inesgotáveis e que o facto de serem utilizados desmedidamente pode prejudicar-nos e às gerações vindouras. O Creative Centro de Eco-Artes tenciona proporcionar experiências turísticas, abrangendo residentes, turistas e pessoas com incapacidade temporária e permanente, tornando esta atividade turística numa atividade acessível para todos.

Workshop Braille
Destinatários: estudantes
Hora/Duração: Dia 29 maio 2013 /
Local: sala

– Nome da Atividade: Workshop de Braille
– Descrição da Atividade: Visa a aprendizagem por parte dos participantes das bases de leitura e interpretação de Braille.
– Público-Alvo: Aberto o todos
– Logística/ Espaço: Será necessário um projetor e relativamente ao espaço, uma sala de aula com capacidade de sensivelmente 30 a 40 pessoas sentadas.

– Nº aprox. de participantes: cerca de 30 a 40 participantes.

Danças do mundo e espaço interculturas
Destinatários: estudantes
Hora/Duração: Dia 29 maio 2013 /
Local:

– Nome da Atividade: Danças do Mundo
– Descrição da Atividade: Esta atividade tem como principal objetivo a divulgação de algumas danças do mundo. Para tal, contamos com a colaboração de alunos desta e de outras escolas. A atividade está idealizada promovendo a interatividade entre os artistas e o público, permitindo assim a troca de conhecimentos e experiência.
– Público-Alvo: Aberto o todos
– Logística/ Espaço: Para o desenvolvimento desta atividade vamos necessitar de uma sala ampla, sem mesas e cadeiras, com sistema de som e estrado.
– Parcerias: Grupo 3D…anças, alunos de Erasmus, outros alunos de diferentes nacionalidades.
– Nº aprox. de participantes: Aberto a todos e gratuito, durante a tarde.

– Nome da Atividade: Espaço Interculturas
– Descrição da Atividade: Esta atividade tem como principal objetivo a divulgação da cultura de alguns países do mundo. Para tal, contamos com a colaboração de alunos desta escola. A atividade está idealizada como uma exposição multicultural, abrangendo várias áreas e atividades, entre as quais: projeção de vídeos, musicas,
contadores de histórias, trajes, etc.
– Público-Alvo: Aberto o todos

Golf adaptado
Destinatários: estudantes
Hora/Duração: Dia 29 maio 2013 /
Local:

Nome da Atividade: Golf Adaptado
– Descrição da Atividade: O evento pretende dar a conhecer a modalidade a todos os participantes, ou seja, permitir um primeiro contacto com o material e com as técnicas de jogo. Tem como objetivo principal que indivíduos sem qualquer limitação física ou mental sejam confrontados com as dificuldades inerentes a pessoas com deficiência, durante a prática desta modalidade desportiva. Por exemplo, sentar um jogador numa cadeira de rodas ou apoiá-lo numa canadiana e levá-lo a jogar naquelas condições, para que tenha a perceção das dificuldades vividas por pessoas com limitações, mas também do facto de que é possível a estas pessoas ultrapassarem as eventuais barreiras e praticarem também elas as mais diversas atividades desportivas como neste caso o golfe. Relativamente aos participantes com deficiência os mesmos serão orientados no sentido de conseguirem praticar a modalidade de golfe urbano adaptada às suas limitações.
– Público-Alvo: Indivíduos sem qualquer limitação física ou mental, e participantes com deficiências, sendo que os mesmos serão orientados no sentido de conseguirem praticar a modalidade de golfe urbano adaptada às suas limitações.
– Logística/ Espaço: Localização dos circuitos no interior da faculdade, utilizando material específico para golfe urbano (bolas de borracha, tapetes e tacos).
– Parcerias: A empresa “Golf MYGOLF” e a Federação Portuguesa de Golf.
– Nº aprox. de participantes: Aberto a todos e gratuito, durante todo o dia.

Despertar dos sentidos
Destinatários: estudantes
Hora/Duração: Dia 29 maio 2013
Local:

– Nome da Atividade: Despertar dos Sentidos
– Descrição da Atividade: O despertar dos sentidos visa apresentar o mundo pela perspetiva de quem tem restrições a nível sensorial e de motricidade, pondo à prova as capacidades de cada um mostrando o quão difícil é viver num mundo condicionado.
– Público-Alvo: Aberto o todos
– Logística/ Espaço:
• Sala grande com duas portas;
• Cadeira de rodas
• Muletas
• Bengala para cegos
• Andarilhos
• Mesa
• Cadeiras
• Computador
• Taças de vidro transparentes
• Fruta e legumes
• Auscultadores de insonorização
• Sistema de som
• Separadores Moveis
• Balcão para Welcome da atividade
• Venda para olhos
• Cordel de sisal/nylon + pinos
– Parcerias: Cerci e ADEP
– Nº aprox. de participantes: Aberto a todos e gratuito, durante todo o dia.

EXPOSIÇÃO “(+) INCLUSIVA”

Destinatários: estudantes
Hora/Duração: Dia 29 maio 2013
Local:

– Nome da Atividade: Exposição + Inclusiva
– Descrição da Atividade: Pretende dar a conhecer à comunidade escolar os trabalhos manuais realizados pelos utentes da CerciPeniche.
– Público-Alvo: Aberto o todos
– Logística/ Espaço: Será necessário unicamente uma sala de aula completamente ampla, com algumas mesas.

PRAIA PARA TODOS

Destinatários: todos
Hora/Duração: Dia 1 de junho/9h-14h
Local: praia do baleal

Nome da Atividade: Uma praia para todos
– Descrição da Atividade: Serão realizadas atividades recreativas ao ar livre na praia, durante a manhã de 1 de junho de 2013, que visam o convívio saudável e divertimento de todos. Das atividades a realizar destacamos os jogos tradicionais, o batismo de surf, aulas fitness promocionais da nossa parceria, voleibol, futebol, bitoque râguebi, ténis
de praia, passeio na praia, concurso de fotografia, entre outras para promoção da intergeracionalidade.
– Público-Alvo: Essencialmente crianças e idosos
– Logística/ Espaço: O espaço onde serão realizadas as atividades será na praia do Baleal. Logisticamente contamos com o apoio de algumas escolas de surf do concelho e o ginásio Refísica que disponibilizam material necessário para as respetivas atividades, assim como todos os elementos da organização do evento.
– Parcerias: Estão previstas as seguintes parcerias:
• Universidade Sénior de Peniche e Rio Maior
• Ginásio Refísica
• Escola de Surf Baía de Peniche
• Escola de Surf Sempre Boa Onda

Palavras-chave

  • semana inclusão
  • comunidade ipl