UPA | Utilização Pedagógica do Audiovisual

Carla Sofia Freire

Tipo de projeto

Formação

O Projeto “UPA | Utilização Pedagógica do Audiovisual” (http://upa.ipleiria.pt/) pretende formar alunos do ensino superior com competências ao nível de criação de obras audiovisuais acessíveis, com vista à produção de conteúdos e ao acompanhamento de projetos desta natureza. Pretende-se ainda, avaliar sistematicamente o projeto desde a fase inicial, a nível de expectativas, até à fase final, do impacto real. Neste sentido, o UPA pode ser dividido em três fases: (1) formação de alunos ao nível do audiovisual e técnicas de acessibilidade; (2) Formação em contexto real de trabalho através da produção de conteúdos e acompanhamento de projetos audiovisuais; (3) avaliação do projeto do ponto de vista científico.

Contributo para a inclusão

Pretende-se que os produtos audiovisuais criados no âmbito do projeto UPA, sejam acessíveis aos diferentes públicos. Assim como se pretende posteriormente realizar ações de formação, dinamizadas pelos formandos do UPA, abertas a todos.

Enquadramento

ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais