Visita de estudo a Barcelona

Barcelona foi o destino da visita de estudo realizada pelos estudantes do curso de Animação Turística da ESTM, entre os dias 30 de março e 4 de abril de 2012.

Esta visita foi organizada pela docente da U.C. de Espanhol (Natália Santos), com a colaboração da docente da U.C. de Gestão de Atrações Turísticas (Fernanda Oliveira). Foram envolvidos 26 alunos dos três anos do curso de Animação Turística. As do primeiro e segundo ano, por via dos objetivos traçados para as u.c.’s de Espanhol, designadamente: comunicar com o Espanhol in locu e in situ, alargar o vocabulário, adquirir novas expressões idiomáticas, utilizadas em contexto real, aprofundar o contacto com a língua e cultura espanholas, divulgar costumes e tradições da cultura referida, e sobre tudo, que os alunos tenham a oportunidade de viver, ver e contrastar os diferentes tipos de animação da cidade objeto visita de estudo. Quanto à turma do terceiro ano, o objetivo passou pelo contacto direto com um conjunto de atrações turísticas de referência mundial e com diferentes modelos de gestão adotados, permitindo aos alunos verificar a aplicabilidade prática de alguns dos conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula.

Esta atividade incluiu visitas livres (LA PEDRERA, MUSEU da CIÊNCIA, MUSEU NACIONAL de ARTE da CATALUNYA, PUEBLO, AV. LA RAMBLA e MERCADO da BOQUERIA), visitas guiadas com guia oficial (SAGRADA FAMILIA, VISITA PANORÂMICA pela cidade e PARQUE GUELL), um almoço no HARD ROCK CAFÉ e um dia no parque temático PORT AVENTURA.

Esta diversidade de locais contribuiu para uma visão mais alargada de como podem ser preparados, do ponto de vista da fruição turística, espaços outdoor e indoor, espaços públicos urbanos, património cultural, natural, arquitetónico e artístico. Além disso, foi possível identificar um conjunto de boas práticas ao nível de: gestão ambiental, sistemas de informação e sinalização turística, regras de acesso e usufruto de atrações turísticas, recurso da tecnologia na gestão de atrações turísticas e na conceção de experiências mais interativas, acessibilidade adaptada a todos os públicos e estratégias para a criação de atrações inclusivas, estratégias de gestão de filas, entre outras. Por fim, o contacto com profissionais na área da animação turística, e em diferentes contextos, permitiu consolidar perspetivas no que respeita às exigências, ao rigor e às capacidades que se exigem atualmente a quem pretende singrar nesta área.

• estm
  • curso animação turística